quarta-feira, 6 de outubro de 2010

*** Exposição de Croquis... ***

Uma exposição no MuBA está reunindo 23 croquis do estilista Dener Pamplona. Se você é um apaixonado por moda, não perca!


Pouco mais de três décadas depois da morte do estilista paraense Dener Pamplona, um dos maiores designers de moda do Brasil, vítima de cirrose hepática, 23 de seus croquis originais, que foram marco na moda brasileira, estão em exposição no Museu de Belas Artes (MuBA).

Os desenhos, todos da década de 1970 e produzidos em papéis tamanho A3 e A4, foram doados para o museu em 2009, por Maria Leopoldina Splendore, filha do estilista com a manequim Maria Stela Splendore, com quem ele foi casado por quatro anos. Alguns deles, ainda apresentam alfinetes afixados, com sugestões de tecidos para serem usados nas criações.

O talento de Dener conquistou as celebridades da época, e em seu currículo constam trabalhos com o figurino da primeira dama Maria Teresa Goulart - esposa de João Goulart, presidente do Brasil entre 1961 e 1964 - e o vestido de debutante de Danuza Leão, em 1953.

Precursor da alta costura brasileira, o estilista conseguiu chamar atenção até mesmo das grifes internacionais, tendo recebido um convite da maison Christian Dior para assumir a criação da marca, o qual Dener recusou.

Essa mostra faz parte das comemorações dos 85 anos do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Se puder e quiser conferir tudo isso de perto, vale a pena!





Exposição de desenhos de Dener Pamplona
Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - Galeria Vicente do Grado
End.: R. Dr. Álvaro Alvim, 90
Até 29/10
Horários: de seg. a sexta., 10h às 20h; sábados, das 10h às 16h
Exposição Gratuita e aberta ao público


Nenhum comentário:

Postar um comentário